Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World

13 03 2007

A primeira vez em que ouvi este medley de “Somewhere Over the Rainbow”, tema imortalizado por Judy Garland no filme O Mágico de Oz, com “What a Wonderful World”, sucesso de Louis Armstrong, foi em uma comédia simpática que Adam Sandler protagonizou ao lado de Drew Barrymore: Como Se Fosse a Primeira Vez. Logo após retornar do cinema, vasculhei a Internet em busca de informações: de quem era a voz daquela música que não conseguia mais tirar da minha cabeça?

Algumas buscas no Google me deram a resposta, assim como a história do artista responsável por uma das gravações mais cativantes que eu já ouvira em toda a minha vida: um cantor de sobrenome impronunciável, Israel Kamakawiwo’ole (melhor conhecido, por razões óbvias, pelo apelido de “Bruddah Iz”).

Iz, nascido em 1959, foi o mais popular cantor havaiano de todos os tempos. Iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Makaha Sons of Ni’ihau. Em 1993, gravou o seu maior sucesso, “Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World”, no segundo álbum de sua carreira solo: “Facing the Future”. Infelizmente Israel não gozava de boa saúde; por sofrer de obesidade mórbida, chegou a pesar mais de 300 quilos. Em 1997, aos 38 anos, Iz faleceu devido a complicações cardíacas e respiratórias oriundas de sua doença, causando comoção geral no Havaí, que decretou estado de luto oficial. O vídeo a seguir, produzido por sua gravadora Mountain Apple (e que encontrei no Gulp), exibe cenas de seu velório e também da emocionante cerimônia na qual as cinzas de Israel foram lançadas ao mar, acompanhada por milhares de fãs que foram até Makua Beach a nado, botes ou barcos, a fim de poderem dar o último “aloha” ao seu ídolo.

Embora já fosse relativamente conhecido no exterior, o nome de Israel Kamakawiwo’ole estourou mesmo a partir do momento em que seu antológico medley foi descoberto por Hollywood. Encontro Marcado, filme de 1998 com Brad Pitt e Anthony Hopkins, foi apenas a primeira de muitas produções que viriam a resgatar a regravação de Iz, sendo que uma das mais marcantes foi o episódio de E.R. no qual o Dr. Mark Greene, interpretado por Anthony Edwards, morre em uma praia no Havaí, em 2002. No total, a gravação de “Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World” foi aproveitada por 17 filmes hollywoodianos e 32 seriados de TV.

Não é de se admirar. Quem ouve a voz de Israel nesta música acaba por se render ao seu talento. Clique aqui para conferir a letra, e aqui para ler a tradução desta belíssima gravação de “Bruddah Iz”.

                        *                                 *                                 *

Post totalmente copiado e colado de Alexandre Inagaki, o japa do PensarEnlouquece.

 

 

ESSA É UMA DAS MUSICAS MAIS BONITAS QUE JÁ OUVI !!!

Anúncios

Ações

Information

7 responses

14 03 2007
Diogo

Realmente a musica é linda!!!!
Eu vi pela primeira vez no filme “como se fosse a primeira vez” tambem.

2 04 2007
Bruna

Eu tb ouvi essa música pela primeira vez no filme “Como se fosse a primeira vez”, no finalzinho do filme… apaixonei pela música…. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito linda…

3 05 2007
edina

Eu conheci a música no filme Encontro Marcado, e real/ não conseguia entender porque uma musica me abalava tanto, pois o filme não tinha a ver com a música, agora depois de conhecer a história consigo entender perfeita/ o porque de tamanha comoção.

8 07 2007
Christhian Naranjo

Musica M A R A V I L H O S A ! ! !

12 09 2007
Frederico

Essa música é muito bonita mesmo, ouvi ela no filme “Encontrando Forrester”….além da música o filme é muito legal

10 10 2007
Philipe Lima

ha música é show!!!

ouvir primeiro na kza de uma namora. a música markou, é inesquesivel….

(a namorada agora é só amiga) mas a música me traz kda lembranxa!!!!

sem duvidas a música mais bonita q ouvir!!

12 02 2009
de

essa musica é linda , quero fazer a festa de 15 anos da minha filha , e sera do hawaii , pretendo colocar essa musica na entrada dela com fotos dela no telao … pois é muita linda essa musica da vontade de chorar só de escutar , imagine no dia da festa….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: